NÓS PARA EMENDAR CABOS

Nós para emendar cabos ou cordas consiste no objetivo se deseja trabalhar, pois existem bitolas(espessuras) diferentes e também materiais diferentes, portanto alguns nós não se aplicam a determinados tipos de cabos. Apesar de sugerir um nó que ele deve emendar cabos de bitolas diferentes ou iguais, não impede que ele possa desempenhar a outra função ou as duas.

NÓ DIREITO - Consiste em duas meias voltas dadas em sentido contrário e uma sobre a outra, como os dois chicotes de um mesmo cabo ou de cabos diferentes. Muito usado nos navios e nos trabalhos simples com cados, é um nó considerado provisório e deve receber após o seu trabalho uma segurança adicional, arremates que são meias voltas dadas no cabo.


 NÓ DE PESCADOR(PELO FRADE)- É utilizado também para fazer uma aboçadura rápida de dois cabos, ou seja unir os cabos. Consta de duas meias voltas dobradas(frade) dadas com os chicotes dos cabos que vão ser aboçados respectivamente em torno um do outro cabo.  

 NÓ DE ESCOTA SINGELO - É um nó muito utilizado a bordo dos navios para se fazer a aboçadura de dois cabos na mesma ou de diferentes bitolas, desde que se faça uma alça, num dos chicotes de um deles. pode ser singelo ou dobrado conforme se de uma volta singela mordida ou uma volta redonda mordida em torno da alça feita no chicote do outro cado, cruzando-se duas pernadas por dentro da mesma alça.

NÓ DE CRUZ - Excelente nó para unir cabos de bitolas diferentes ou iguais, este nó tem uma característica fundamental, em proporcionar um aperto maior a cada vez que o cabo é tensionado, ou seja, este nó não oferece soltura com facilidade. Usado comumente em aboçaduras(união de cabos) de cabos escorregadios, em emendas até de linhas de pescaria.
 

NÓ BOTÃO DOBRADO(MEIA VOLTA DOBRADA) - O botão dobrado ou meia volta dobrada, consiste em juntar as duas pontas(chicotes) do cabo e dar uma meia volta ou nó cego neles. Excelente nó pois oferece agilidade no fazer e não necessita de arremate para dar segurança. 


Voltar