NÓS SIMPLES

É chamado nó simples os nós que no próprio cabo dão origem á outros nós, exemplo: o Botão(nó cego) a partir dele desenvolve-se vários outros nós, como Arnês, Borboleta, Volta do Tortor. Os nós simples também oferecem no cabo(corda) uma boa empunhadura, para que a mão não escorregue em trabalhos simples de escalada. 

FRADE - Nó utilizado regularmente pois permite uma boa empunhadura. Recebeu esse nome devido ao trabalho dos Frades(Estudantes internos á Padre)faziam em suas cordas que seguravam suas batas.

 VOLTA DO FIADOR -Nó simples que ao terminar fica em formato do numeral oito, por isso é também conhecido como "oito". Dá uma boa empunhadura e é base para nós usados no alpinismo e salvamento, como oito duplo alçado, oito direcionado.
 

VOLTA DO TORTOR - Nó simples que é utilizado em diversos trabalhos, é uma meia volta ou nó cego incompleto, sustentado por material ao seu centro, cruzando-o. É conhecido como nó de pipa ou rabiola, pois ao ser tensionado ele trava de forma simples o que foi nele cruzado.
 

NÓ DE RAMA - Este nó é a junção de diversos botões(nó cegos) para que tenha em uma corda(cabo) de extensão maior uma sequência de nós no cabo para rápido salvamento ou escalada.  

FALCAÇA SIMPLES - Falcaça é trabalho no chicote(ponta) de um cabo para que ele não possa puir(desfiar). É geralmente feito com cordões da própria alma(centro) da corda ou outro que a bitola seja no mínimo cinco vezes menor que a trabalhada.