NÓS COM ALÇA

      O objetivo de uma alça é formar um seio a partir do chicote ou mesmo pelo seio(meio) do cabo dobrando-o sobre si mesmo ou então costurando ou abotoando o chicote ao próprio cabo afim de manter permanente o pequeno seio formado. A característica que define um nó com alça de uma alça de fixação é que o nó com alça ambos os lados não correm ou seja a alça não aperta. 
     
AZELHA - É uma veia volta dada num cabo dobrado pelo seio. É usado nos fios de prumo para se assinalar uma profundidade qualquer ou então isolar-se a parte enfraquecida de um cabo ameaçado de rotura, ficando a parte enfraquecida dentro do seio e livre de qualquer esforço. É utilizado ainda para alça de tração ou sustentação no cabo par subir sobre ele, porém nos dois trabalhos apresenta a inconveniência de que uma vez muito apertado torna-se difícil de ser desfeita.Vantagem é que não precisa de arremate.

LAIS DE GUIA - É um balso dado no seio do cabo com um dos chicotes, de modo a formar uma alça. Faz-se uma pequena volta no seio do cabo próximo ao chicote que se trabalha, sendo que, o seio deste chicote fica por cima do outro; enfia-se o chicote de baixo para cima na volta já feita observando-s o tamanho da alça que se quer, em seguida passa-se o chicote por baixo do cabo no sentido da direita para a esquerda, trazendo depois o chicote para ser enfiado de cima para baixo na volta. É empregado na segurança em trabalhos em altura e como alça para sustentação de âncora, é mais fácil de soltar porém requer o arremate.


OITO DOBRADO - O oito dobrado consiste em formar uma alça a partir do seio do cabo dobrado confeccionando uma volta do fiador. É uma volta do fiador dupla alçada. Usado em trabalhos em altura como alça de sustentação de materiais de alpinismo como, mosquetões, aparelhos oito brocantes, junto ao cintura do trabalhador. Pode ser usado também como nó de sustentação para tração sem necessitar de cote ou arremate. 




LAIS DE GUIA VENEZUELANO - Este nó de origem inserta é um excelente nó para alça de tração, sua confecção é inicialmente o mesmo da forca, porém uma alça passa dentro da outra fazendo com que o aperto seja distribuído sobre as voltas, isso garante que o nó não aperte com facilidade; portanto é fácil de desfazer. Uma desvantagem pode ser que o seu trabalho dar-se-á mais pelo seio do que pela ponta.

BALSO PELO SEIO - Também conhecido como lais de guia pelo seio, pode ser dado em qualquer pondo do seio de um cabo e apresenta uma vantagem sobre os demais balsos, pelo fato dos seios não correrem. É obtido partindo-se do nó de azelha e puxando-se por dentro do seio formado por este nó as duas pernadas de um cabo que estavam formando esse mesmo seio e que virão assim a constituir os dois seios do balso.
 

Voltar