ACIDOSE METABÓLICA

A acidose metabólica é o excesso de acidez no sangue caracterizada por uma concentração anormalmente baixa de carbonatos.
Quando um aumento do ácido supera o sistema tampão do pH do corpo, o sangue pode tornar-se realmente ácido. Quando o pH sanguíneo cai, a respiração torna-se mais profunda e rápida à medida que o organismo tenta livrar o sangue do excesso de ácido reduzindo a quantidade de dióxido de carbono.
Finalmente, os rins também tentam compensar excretando mais ácido na urina. No entanto, ambos os mecanismos podem ser superados quando o corpo continua a produzir ácido em demasia, o que acarreta uma acidose grave e, em última instância, o coma.

A Acidose metabólica é causada pela hipoperfusão dos tecidos (choque) ou o .
Trauma por compressão- este mecanismo é muito comum em desmoronamentos, construção civil, escavações,VÍTIMAS PRESAS AS FERRAGENS POR MAIS DE 30 MINUTOS, etc. Apresenta lesões mais difusas na caixa torácica, mal delimitadas e, se a compressão for prolongada, pode causar asfixia traumática, apresentando cianose cérvico-facial e hemorragia sub-conjuntival. Em crianças, este mecanismo é de primordial importância, visto que a caixa torácica é mais flexível, podendo causar lesões extensas de vísceras torácicas (Síndrome do esmagamento) com o mínimo de lesão aparente. Em determinadas situações, a lesão do parênquima pulmonar é facilitada pelo próprio paciente, como já visto anteriormente (O acidentado, na eminência do trauma, "prende a respiração", fechando a glote e contraindo os músculos torácicos, com o intuito de se proteger, mas aumenta demasiadamente a pressão pulmonar. No momento do choque, a energia de compressão faz com que aumente ainda mais essa pressão, provocando o rompimento do parênquima pulmonar e até de brônquios.



ATENÇÃO:  vítima presa as ferragens por mais de 30 minutos, com dormência, formigamento ou cianose não pode ser liberada imediatamente, pois o seu sangue neste caso com alta concentração de ácido pode levá-la a morte. Deve-se fazer o torniquete(que só é aconselhado em casos extremos) nos dois membros inferiores, nas coxas para retirada das ferragens. 
"Os profissionais que não tem este conhecimento batem no peito e dizem: ela estava presa as ferragens, nós retiramos, mas no outro dia ela não resistiu" 

NÃO SABE ELES QUE POR FALTA DE CONHECIMENTO CONTRIBUIRAM PARA A MORTE